Solução para redes de restaurantes no iFood.

Motivação e contexto

 

Público

Parceiros de redes de lojas, ou seja, que gerenciam mais de uma loja no iFood.

CE – Contas estratégicas (restaurantes estratégicos para o iFood)
KA – Key Account (grandes marcas reconhecidas no Brasil)

 

Oportunidade e necessidade

Identificamos que esse público necessita de uma solução que consolide as informações de todas as lojas da rede com o objetivo de dar visibilidade a indicadores importantes como quantidade de vendas, pedidos concluídos

Hipóteses

 

Hipótese 1

Pessoas que gerenciam várias lojas no iFood ficarão mais satisfeitas se tiverem acesso a uma solução que centraliza as informações de todas as lojas em um único lugar.

Métrica relacionada: CSAT

 

Hipótese 2

Uma solução para fazer ações em massa reduzirá o número de e-mails e chamados.

Métrica relacionada: Contact Rate

 

Hipótese 3

A visibilidade das informações consolidadas possibilitará que as redes tomem ações de melhoria mais rapidamente podendo aumentar o volume de pedidos de cada loja.

Métrica relacionada: Volume de pedidos concluídos de parceiros CE e KA.

 

Discovery

Realizamos algumas pesquisas para entendermos a real necessidade de os parceiros buscarem mais insights e indicadores que consolidem várias lojas em uma visão única.

Conversa com o time comercial do iFood

Matriz CSD com squads envolvidas

Pesquisa quantitativa

Queríamos entender também quais eram os indicadores mais consultados pelos parceiro.

Criamos um questionário online que e as pessosa podiam indicar as informações que elas mais usavam no dia a dia.

MVP do produto

  • Faturamento

  • Lojas abertas

  • Volume de pedidos

  • Participação nas vendas de cada loja

  • Itens pausados

Sentimos a necessidade de encontrar mais respostas sobre o motivo de esses indicadores serem tão relevantes e também entender quais outros indicadores são importantes para a análise da rede de lojas.

 

Pesquisa qualitativa

Usei o método 5W2H para guiar o meu roteiro de perguntas e mapear os Jobs to be done.

Why

Por que analisa essas informações?

Where

Onde analisa as informações atualmente?

How

Como analisa as informações atualmente?

When

Quando analisa as informações?

How much

Quanto ou com qual frequência analisa as informações?

Solução

A pesquisa nos deu insights que nos guiaram para a definição do MVP, Roadmap e Backlog.

Os indicadores que eram mais relevantes para as pessoas e viáveis tecnicamente fariam parte do MVP.

Agora a solução está sendo desenvolvida.

Métricas de Experiência:

  • CSAT
  • MAU e DAU
  • Taxa de rejeição
  • Taxa de retenção
  • Duração das sessões
  • Motivos de chamados de suporte