A carteira digital do Banco do Brasil que está transformando o dinheiro físico e a vida de muita gente.

Descoberta e Objetivo

Em 2019, o Banco do Brasil identificou um grande número de pessoas ainda sem acesso a serviços bancários que precisavam ir à cidades vizinhas para fazer transações e sacar dinheiro.

Pensando nisso, o Banco viu a oportunidade de criar uma carteira digital que pudesse substituir o dinheiro físico para fazer compras e pagamentos. Ela seria um produto inovador, descolado da ideia de grande banco e traria em sua concepção o conceito de startup.

Foi aí que nasceu a Carteira bB, a carteira digital do Banco do Brasil que, diferente dos concorrentes e fintechs, busca atender pequenos empreendedores e pessoas das classes B, C e D.

Time

Por trazer em sua essência a conceito de startup, a Carteira bB teve vários desafios no começo, desde um time muito enxuto para um produto muito grande até dificuldades com o legado de sistemas do Banco do Brasil.

Hoje, depois de um ano de projeto e com um time multidisciplinar de mais de 60 especialistas, a Carteira bB continua com o espírito de startup, trabalhando no modelo ágil, Scrum e dividida em squads. Nosso time de UX conta com seis pessoas com o foco em UX Research, UI Design e UX Writing. Nesse time incrível estão Renato Gurgel, Michael Araujo, Auana Pontes, Danilo Oliveira e Vini Dias.

Destaques

Dados e Pesquisas

Na Carteira bB, especialmente na squad de UX, todas as decisões estratégicas e de interface são baseadas em pesquisas. Por isso, temos a prática de tirar insights de pesquisas qualitativas e de dados da squad de analytics.

Texto relevante

Uma descoberta que tivemos por meio das pesquisas, principalmente com o nosso público, é que o conteúdo tinha um papel fundamental na experiência. Então, a proposta da Carteira bB sempre foi ser bastante didática, com textos que deixem tudo explicadinho, como em um verdadeiro diálogo. Além disso, foi desenvolvido um manual de tom de voz que contempla as expressões mais usadas pelo público.

Brainstormings e Blueprints colaborativos

Outra prática usada por nossa squad de UX que faz toda a diferença é a de envolver os nossos stakeholders e as outras squads no processo de criação de fluxos. Por isso, fazemos workshops com brainstormings e blueprints colaborativos para chegarmos na melhor solução possível.

Design System

Durante o processo de criação da Carteira bB, percebemos a necessidade de criar um Design System. Em um projeto desse tamanho, é imprescindível que toda a interface mantenha um padrão. Usamos, então, técnicas de agrupamento, criamos componentes visuais e funcionais para várias situações distintas do aplicativo. Isso foi fundamental para um bom handoff e uma boa comunicação com os desenvolvedores.

Números do projeto

Após 6 meses

do lançamento já tem mais de

1 milhão

de downloads na
App Store e Google Play

Já são quase

2 bilhões

transacionados

pelo aplicativo

Benefícios sociais na pandemia

O nosso dia-a-dia é quase sempre muito intenso e cheio de desafios. Mas o maior deles, sem dúvida, foi a pandemia do Corona Vírus. O nosso trabalho continuou com excelente desempenho mesmo diante das dificuldades próprias da distância. E a boa surpresa diante desse cenário ruim, foi ser relevante para o alívio de muitas famílias. Afinal, a Carteira bB, foi a carteira digital responsável por distribuir alguns do mais importantes benefícios sociais no Brasil inteiro e isso foi muito gratificante.

A Carteira bB distribuiu quase 1,7 bilhão de benefícios sociais.

Identidade visual, interface do aplicativo e site

A identidade visual da Carteira bb foi criada pela agência Future Brand. Eles tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do branding, das cores e ilustrações do aplicativo e site.